9 lugares extremos ao redor do mundo

Atualizada em:

Com toda a certeza, a Terra é um lugar incrível: com toda a sua biodiversidade, diferentes climas e lugares no mínimo curiosos, ela tem espaço para algumas características incrivelmente extremas. Surpreendentemente, do lugar mais quente ao lugar mais frio, do lugar mais alto ao mais baixo, confira esta lista dos lugares mais extremos do planeta!

9 lugares extremos do planeta

Oymyakon o lugar habitado mais frio

Oymyakon é uma pequena vila em Oymyakonsky Ulus, na República Sakha, na Rússia, e fica próxima ao rio Indigirka. A população do local chega a 800 pessoas. Surpreendentemente, as pessoas aguentam um frio de até 72 graus negativos, registrados no dia 26 de janeiro de 1926.

Sem dúvida, esta é a temperatura mais baixa registrada em qualquer lugar com habitação permanente por humanos na Terra. Também foi a temperatura mais baixa a ser vista no hemisfério norte do planeta. Isso porque a temperatura mais baixa já marcada no planeta foi de 129 graus negativos em 1983, na base de operações russa na Antártica.

Oymyakon o lugar habitado mais frioOymyakon o lugar habitado mais frio

O lugar mais abaixo do nível do mar

O Mar Morto se encontra na fronteira entre a Jordânia e Israel, ele fica a 422 metros abaixo do nível do mar e é o local mais baixo da terra. Certamente, local é bem famoso pela salinidade da água, pois é dez vezes maior que o mar do Mediterâneo. Além disso, esse efeito faz com que o mar morto não tenha vida marítima nenhuma. Por isso tem este nome.

Mar Mortodead sea_jordan

Everest o lugar mais alto do mundo

Localizado entre as placas tectônicas Indiana e Eurasiática e formado há 30 milhões de anos, o Monte Everest, considerado o mais alto do mundo (8.850 metros), cresce 4 milímetros por ano. Ele foi identificado pelo procurador-geral da Coroa Britânica na Índia, Sir George Everest, em 1856. O cume, localizado na cordilheira do Himalaia, possui 60 milhões de anos. Por fim, no pico do Everest, a temperatura média vai de -40 ºC a – 50 ºC. Além disso, a velocidade média do vento no cume da montanha é de 162 km/h.

 Mount Everest North Everest

Ilha Sentinela do Norte, o lugar mais inóspito da terra

Essa ilha fica localizada no arquipélago de Andamã e Nicobar no Oceano Índico e pertence a Índia. Surpreendentemente, é uma das ilhas mais antigas do planeta e onde está localizada uma das tribos menos amistosas desse mundo, a tribo dos Sentineleses. Eles foram considerados um dos povos mais hostis do planeta pelo fato de não aceitarem nenhum contato externo. Como resultado, pessoas e cientistas que tentaram acessar a ilha foram mortos sem piedade. Em 2004, após o Tsunami que varreu aquela região, a Índia mandou um helicóptero de apoio para ilha, afim de socorrer algumas vitimas e levar suprimentos. Mas, a ideia não foi nada boa, o helicóptero foi recebido com flechadas e não pôde cumprir a missão. Isso faz com que a Ilha Sentinela do Norte seja a menos acessível e mais difícil de se conhecer no mundo.

Ilha Sentinela do NorteIlha Sentinela do Norte, o lugar mais inóspito da terra

Vale da Morte o lugar mais quente da terra

Este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. Como resultado, no dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.

Vale da MorteO lugar mais quente do mundo

A maior caverna do mundo

A maior caverna do mundo está localizada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh no Vietnam, e tem mais de 200 metros de largura, 150 metros de altura, e aproximadamente 9 quilômetros de extensão. Por isso, é capaz de acomodar até mesmo arranha-céus de 40 andares dentro. Dentro dela, há uma infinidade de enormes estalactites, cascatas, e até mesmo uma selva que conta com uma variedade de animais nativos. O nome “Son Doong” significa algo como “caverna da rio da montanha”, e pesquisadores acreditam que ela tenha surgido de 2-5 milhões de anos atrás, através de uma erosão causada por um rio.

Parque Nacional Phong Nha-Ke BangA maior caverna do mundo

A maior queda vertical do mundo

O Pico Thor, situado na cadeia de montanhas do ártico, junto ao vale do rio Akshayuk, na ilha de Baffin, Nunavut, Canadá. O pico possui uma altura de 1.675 metros, sendo que à beira do vale do rio Akshayuk ele tem uma queda vertical de 1.500 metros em 105 graus. Por isso, é considerada a parede vertical mais alta do mundo. Além disso, o pico Thor está situado dentro do parque nacional de Auyuittuq, a 46 km da cidade de Pangnirtung.

Pico ThorA maior queda vertical do mundo

Caverna de cristais de Naica

Descoberta acidentalmente em uma mina no norte do México, esta caverna é uma das mais incríveis formações naturais da Terra. Isso porque, dentro dela, é como estar em um mundo completamente diferente do nosso: cristais com vários metros de altura recobrem cada canto do ambiente.

É uma pena que, o que tem de belo na caverna de Naica, também há de perigoso. Isso porque a alta temperatura e a umidade do local permitem que os cientistas permaneçam na área por apenas alguns minutos, mesmo com trajes especiais.

Caverna de Cristais de Naica Caverna de Cristais de Naica

Angel Falls a maior cachoeira do mundo

Com aproximadamente 979 metros de altura, sendo eles 807 metros de queda ininterrupta, a Angel Falls é a maior cachoeira do mundo e encontra-se dentro do Parque Nacional da Canaima, o sexto maior Parque Nacional do mundo. Além disso, suas águas vem do rio Chúrun.

Angel Falls  A maior cachoeira do mundo

Fotos: Tsaiproject, Robert Muckley, Hannes Rada, mountainsoftravelphotos.com, Awaismalik1, Sonha TC, Adrian Shepherd, derek Mosher.

 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima